O Gângster, de Ridley Scorsese
Nego-black anos 70 vira chefão do tráfico, matando os outros pretos, falindo os mafiosos italianos, não subornando policias corruptos e passando desapercebido pela polícia pobre, porém honrada. Todo mundo quer cair de pau em cima dele.
Baseado em falos reais.
Se me falam em fazer caminhada, dar banho no cachorro ou ver o novo filme do Ridley Scott, já me bate uma preguiça. Em parceria com Russel Crowe, então...
Mas Denzel Washington fascina, ele é muito mano véio! Vi o filme por causa dele.
Aqui ele interpreta o Hurricane de novo, cheio daquelas cenas de preto-no-poder
metendo lição de moral nos vacilão, dando pedala em careca, intimada em gigante e incinerando mexicano.
Mas ele passa do limite do "preto honrado" e arregaça a cabeça de um cara na cauda de um piano, por exemplo, depois dá um tapão num copo de guaraná Jesus, que voa no terno de um cara.
Eu adoro essas ceninhas Denzélicas.
O outro PUTA ATOR desse filme, que tansforma um personagem antipático em um polícia-demônio cobrador de propina é o Josh Brolin, o mesmo bigodudo de Onde Os Velhos Não Tem Vez. Entre um filme e outro ele só trocou de camisa, nem chegou a passar um sabonete no sovaco. Puta cara macho!
O filme é chique, nada daquele jeito Tony Scott de filmar com a câmera na bunda e depois meter um monte de filtro verde-rosa-só-não-vai-quem-já-morreu. O pedigree da família é todo do Ridley.
Ridley Scott, aliás, deve ter abandonado a cocaína, porquê o filme é bastante sóbrio,
sem doideiras de enquadramento nem edição psy.
Isso deu uma cara mais realista, menos purpurinada. Se aparece aquele cuspezinho
no canto da boca eles não cortam na edição.
Ficou bem parecido com um filme do Scorsese - e TÃO parecido que a cena no fim dos créditos é o final de Os Bons Companheiros. Juro!
Por outro lado, a montagem é o grande problema do filme. Ela estragou o filme. O filme é um pouco estragado. É tipo você viajar pra alto mar na barriga de uma baleia: num dá pra saber quanto tempo já passou, nem aonde cê tá indo e ainda te deixa enjoado.
Não vou repetir aquilo de sempre: "se tivessem terminado o filme 20 minutos antes...".
Não. Se a última cena boa do filme, a do cerco na igreja, tivesse aparecido mais pro final, aí sim.
E se o personagem do Russel Crowe (apático, chatinho) aparecesse menos. Ele deveria ser tipo o Tom Hanks em Prenda-me Se Puder; era só pra ressaltar o quanto o protagonista tá no fio da navalha.
O personagem do Cuba Gooding Jr. tem ainda menos razão de existir que o próprio ator.
O personagem do Chiwetel Ejiofor - gosto um tantão dele assim! -
também tá lá só pra levar rajada do Denzel.
Essas coisas sobre montagem barriguda e pesonagens sobrando é exatamente
a minha opinão sobre Zodíaco, do qual eu gostei moderadamente.
Mas teve gente aqui que adorou e até colocou como melhor filme do ano.
Então, vai ver, tudo o que eu não gosto num filme é exatamente o que os outros gostam.
Por exemplo, não gosto de nu frontal masculino. Mas vocês são adultos...
- Login para postar comentários
É, esse filme tem quase 3
É, esse filme tem quase 3 horas, vou ver preparado, o problema do filme grande e assisti-lo sem saber que é grande.
A melhor coisa é o Josh
A melhor coisa é o Josh Brolin mesmo, capaz de aparecer o Çugar ali e meter uns tapas nele.
(fora a cena onde Denzel chega no Vietnã e compra heroína como quem vai no supermercado)
Não consegui assistir esse filme sem olhar no relógio várias vezes, dá uma sensação de "que merda de cena é essa?" e "ah, a cena da revirarolta". Fica entre o chato-entediante-legal-já-vi-isso.
Posterzinho sem vergonha
Posterzinho sem vergonha hein!?
No mínimo o corno que desenhou vai dizer que é homenagem ao Pôster do Scarface.
Zodíaco é BEM melhor do
Zodíaco é BEM melhor do que esse filme, Fabio Negro. E melhor do que qualquer coisa que o Tarantino dirigiu pós-Pulp Fiction, já que estamos discordando de tudo.
Quer dizer, eu concordo com algumas coisas. Ridley Scott está sóbrio, Josh Brolin é a coisa mais bacana do filme, e o negócio se arrasta por tempo demais. Fora isso, discordo em relação ao Denzel (zzzzzzzz) e em relação ao Russell Crowe (que de tão ruim é bom). American Gangster é mais bacana do que Virtuosity, mas em geral, me lembrou Donnie Brasco...filme de máfia meio chato mas bem-feitinho. O que há de mais interessante é que eles se concentram bastante no lado empresarial do tráfico. Poderiam ter ido ainda mais nessa rota, mas no final vira joguinho de gato e rato entre polícia, bandido, e polícia-bandido. A única coisa relevante do filme, se a gente for ver bem, é que é baseado em uma história real mas é tudo de mentirinha.
Agora, a velhinha que foi indicada ao Oscar foi indicada só por fazer papel de velhinha simpática...ou porque está faltando candidata mesmo.
Com certeza zodíaco é
Com certeza zodíaco é melhor, mas gostei do filme, fica comprovado, mais uma vez, a teoria de que todo filme de mafioso é bom. Esse tem um mérito a mais, pois é old school: bandido é bandido, policial é policial e policial/bandido é policial/bandido. É um filme bem chupão do Poderoso Chefão, eu tive que rir na cena do negão na igreja enquanto os policiais tão tocando o terror na fábrica de crack.
Mesmo não sendo uma maravilha, esse filme foi garfado nesse oscar. Pode não ser o melhor do ano, mas com certeza é melhor que esse filmeco do George Clooney, esse tal de Maicon Night.
Nota 7,03
Breguice: 6 (impressionante como o Denzel e o Russel estão ruins, eu digo que estão ruins pois todo mundo teve uma idéia diferente da atuação deles, quando não se chega numa conclusão, é pq foi instável, logo foi ruim. O Russel está gordo demais pra fazer ceninha puxando ferro. Até parece que alguém acredita que ele é comedor. Comedor de pizza, só se for.)
Nota chuck: 7 (a cena da invasão, apesar do plágio e etc, vale um troféu joinha, tbm lembrou um pouco Os Intocáveis.)
Punhete: 3 (depois vou alugar pra dar um closão na fábrica de crack, tem uma negonas capozudas)
(agora vai essa porra de
(agora vai essa porra de mensagem? vai?)
Zodíaco não é BEM melhor que O Gângster.
É apenas melhor.
Eu gosto mais de Jackie Brown do que desse filme.
(e a gente jamais concordou em alguma coisa, que eu me lembre)
Essa persona do Denzel Washington não me cansa jamais, preciso que ele faça mais 17 filmes com esse mesmo persongem.
Tem sempre uma diferença de atitude, mas basicamente é a mesma coisa.
Nesse O Gângster, tipo, ele é mór truta na maior parte do tempo e de repente vira o Mun-ha.
Ah, o filme tem muito dessas coisas de outros filmes - Os Bons Companheiros, Caminhos Perigosos, Operação França, Serpico, Donnie Brasco-, de mostrar as burocracias da malacagem.
Eu adoro. Donnie Brasco também, adoro.
Se tivesse ficado SÓ nisso o filme todo, eu agüentaria por 5 horas.
Agora, quando ele tá com a mãe, ou quando ele tá com a Miss Porto Rico... e quando o Russel Crowe tá com a ex-esposa ou com a advogada... porra, mulher só estraga!!
Quem já viu a vó do Lee Marvin num filme, caralho?!
E basicamente todos os filme são melhores que Virtuosity (Assassino Virtual). É o meu eleito pior filme de todos os tempos.
Não que não existam filmes mais mal feitos ou com menos talento, mas Assassino Virtual tem uma ruindade que vem puxar seu pé de noite.
Eu li umas entrevistas chatérrimas com o elenco, e a única coisa que eu conclui é que aquela execução na calçada, em que ele nem desenvolve uma idéia com o cara e já BUM -aquilo aconteceu de verdade. O resto eu não garanto.
Achei um filme meio Thelma & Louise, que a gente assiste quando passa na TV e depois lê a respeito num livro do Syd Field por motivos totalmente não fílmicos, tipo "captou a essência de ser afro-americano".
(falando em O Poderoso Chefão, preciso comprar o box, porquê não lembro nem de três cenas da trilogia toda)
A cena da invasão também
A cena da invasão também lembra aquela de RoboCop.
Agora...uma coisa que me incomoda é aquela história do casaco de cafetão. Convenhamos, independentemente dele usar ou não o casaco, ele teria chamado atenção pelo lugar que ele ocupou na luta de boxe. Não faz sentido ele descontar a raiva no casaco.
Bennett escreveu:
[quote=Bennett]
Agora...uma coisa que me incomoda é aquela história do casaco de cafetão. Convenhamos, independentemente dele usar ou não o casaco, ele teria chamado atenção pelo lugar que ele ocupou na luta de boxe. Não faz sentido ele descontar a raiva no casaco.
[/quote]
Eu concordei com a cena, achei qu aculpa foi do casaco, mesmo, e eu fiquei com raiva do casaco e dauqela mulher filadaputa que deu o casaco pra ele. Porquê era um casaco de viado, vamos combinar!
Acho que se ele fosse de terno preto com risca de giz cinza, e sentasse nauqele mesmo lugar, ninguém iria reparar.
O casaco era horroroso, mas
O casaco era horroroso, mas se ele tivesse entrado vestido todo elegante, com um terninho jóia, ele se sentaria exatamente no mesmo local, e atrairia a mesma atenção de todas as partes interessadas. Todo mundo ia se perguntar "Mas quem é esse fulano?", e daí para frente bau bau.
O casaco, vá lá, da pra
O casaco, vá lá, da pra perdoar, mas aquele chapéu de caçador de raposa que matou o figurino.
Esse filme comprova que é
Esse filme comprova que é fácil (e divertido) torcer pro bandidão honrado. Torci muito pro Denzel chegar em casa naquela hora em que o policial feião (parecia o irmão mais feio do Val Kilmer) estava tocando o terror, matando o cachorrinho e tal.
PS: realmente, o que acabou com o visual foi o chapéu. Aquilo tornou evidente que ele não podia estar mexendo com coisa certa.