Linux: instalar programas

Foto de Marcus
Forums: 

Sou newbie total em Linux, então queria que alguém me dissesse qual é a pasta recomendável para descompactar e instalar programas.

Estou com o Firefox 1.5.0.3 aqui, já instalei, mas depois percebi que não era uma boa idéia deixá-lo na home de um usuário.

Foto de Charllie

Coloca, como root, no /usr/local, de lá os usuários do teu Sistema fazem a chamada do executavel (link a partir do desktop gráfico).

Ou então busca o pacote especifico da tua distribuição, que acredito ser o Ubuntu (não?) que ele instala de maneira correta nos diretórios padrões.

Foto de Marcus

É o Kubuntu, mas, como li alguma coisa sobre problemas na versão do Firefox do Ubuntu, preferi pegar a versão oficial do br.mozdev.org

Valeu pela ajuda.

EDIT

Já verifiquei na lista de pacotes, e só tem o Firefox com localização para en-gb. O Thunderbird nem isso. Vou ter que instalar do br.mozdev.org mesmo.

EDIT 2

Falei besteira. É que o arquivo de URLs para atualização estava apontando apenas para o CD-ROM. Vou verificar o que tem. 

Meu blog

Foto de Bennett

Acho que não tem nos repositórios do Ubuntu. Você vai ou ter que baixar um .deb ou instalar na marra. Em ambos os casos, vai dar algum trabalho por causa da integração do sistema com a versão antiga. Dá uma olhada aqui.

Foto de Marcus

Até que foi tranquilo. Simplesmente descompactei, criei o link simbólico e estou rodando, normalmente.

Meu blog

Foto de Charllie

Instalar na "marra" nem sempre é complicado, geralmente basta colocar os programas descompactados na pasta /usr/local e executa a partir de lá. Pode-se criar um link simbólico (com o comando "ln -s") para o diretório /usr/bin do executavel principal do programa e qualquer usuário vai poder executar.



[EDIT]



Bem, não é complicado para um usuário que não sinta "medo" de futucar a distro. E é até bom para ir aprendendo algumas coisas de shell e de como funciona os unix-like em geral.

Deve ter algum repositório não-oficial da Ubuntu que tenha o pacote do Firefox e de outros aplicativos atualizados, basta inserir esse repósitorio na configuração da ferramenta de gerencia de pacote deste.

Foto de Marcus

Tem que editar aquele arquivo sources.list, né? Vou verificar, se tiver alguma dúvida pergunto.

Tenho agora uma dúvida completamente monga:

O Linux não grava em partições FAT32? Estou conseguindo ler normalmente, mas na hora de gravar arquivos não consigo.

Meu blog

Foto de Charllie

[quote=Marcus]O Linux não grava em partições FAT32? Estou conseguindo ler normalmente, mas na hora de gravar arquivos não consigo.

[/quote]

Sim, Grava Normalmente. Essa partição foi montada, pelo ubuntu, como read-write (verifique se esta assim)? Talvez você tenha problemas com gravação em NTFS, mas fat16 e fat32 tem completo suporte no linux.

Foto de Marcus

Vou verificar qual é o problema.

O que eu reparei é que tem muito mais programas em pacotes RedHat do que em Debian. Se eu quiser um pouco de facilidade, vou ter que migrar para o Fedora.

Tem alguma coisa semelhante ao APT no RedHat/Fedora?

(aliás, saiu uma versão nova agora, dia 20 de março. Acho que vou baixar o ISO do DVD) 

Meu blog

Foto de Charllie

Tem o Yum para o RedHat/Fedora, mas concerteza tem mais pacotes deb do que rpm. O Fedora é uma opção interessante se você já se sentir tranquilo usando o Ubuntu.

Foto de Bennett

[quote=Marcus]O que eu reparei é que tem muito mais programas em pacotes RedHat do que em Debian. Se eu quiser um pouco de facilidade, vou ter que migrar para o Fedora.[/quote]

Acrescentou todos os repositórios no Ubuntu? 

Foto de Marcus

[quote=Charllie] Tem o Yum para o RedHat/Fedora, mas concerteza tem mais pacotes deb do que rpm.[/quote]

É mesmo? Minha impressão foi o contrário. Mas também não pesquisei o suficiente pra saber.

[quote=Charllie]O Fedora é uma opção interessante se você já se sentir tranquilo usando o Ubuntu.[/quote]

Eu acho o Ubuntu legal, mas um pouco limitado.

Meu blog

Foto de Marcus

[quote=Bennett]Acrescentou todos os repositórios no Ubuntu?[/quote]

Apenas marquei os que estavam no sources.list original. Pra falar a verdade, não achei em lugar nenhum como é a sintaxe para incluir novos servidores. 

Meu blog

Foto de Bennett

Basta você acrescentar o endereço, mas se você já desmarcou os da sources.list e deu um apt-get update, não deveria ter problemas para conseguir software (quer dizer, eu sempre consegui instalar tudo o que eu queria, fora alguns programas de torrent). Os repositórios oficiais do Ubuntu são bem completos.

Foto de Marcus

Por exemplo, estou atrás de um player de áudio, pois eu acho o XMMS muito limitado. Tentei pegar o Zinf, mas não tem no repositório do Ubuntu, e tem na lista da Debian.

Vou verificar se fiz alguma coisa errada. 

Meu blog

Foto de Bennett

Dá pra você baixar o pacote .deb e instalar manualmente também.

EDIT.:

Aqui tem uma lista de todas as dependências. Vê o que você precisa instalar e usa o .deb.

sudo dpkg -i nomedopacote.deb

Foto de Marcus

É, eu tentei isso, mas é complicado. Acho que o pacote está mal-feito: ele pede uma versão de uma biblioteca anterior í  que está instalada, e eu nem consigo atualizar a biblioteca nem instalar o programa.

Vou brincar um tempinho por dia com isso, até aprender...

Meu blog

Foto de Charllie

Para Música tenta o Excelente Amarok ou o RythmBox. Para Video o GMplayer (MPlayer) ou o Xine (GXine, Totem). Para gravar CD/DVD o k3b ou o gnomebaker.

Deve ter todos estes no repósitorio do Ubuntu.

Foto de Bennett

Tem sim. Eu tenho instalados ambos RB e AmaroK. Gosto mais do AmaroK. Pra quem está acostumado com iTunes, é excelente.

Foto de Marcus

Vou testar, valeu.

EDIT

Na verdade, eu não tinha usado o apt-get update, e por isso a lista estava desatualizada. Agora está OK, e tem um monte de coisa.

O Ubuntu tem um excelente shell para o apt em modo gráfico, o Synaptic, que dispensa torna menos necessário o uso do console.

Meu blog

Foto de Pringles

Eu do 2 cliques no pacote .rpm e ele instala.