The Fountain é vaiado no Festival de Veneza...
...segundo notícia da BBC.
[quote=BBB]
Weisz ignores film festival boos
Actress Rachel Weisz has defended her latest film after it was booed by critics at Venice Film Festival.
Audiences were left perplexed by The Fountain, directed by Weisz's fiance Darren Aronofsky, which features three parallel stories spanning 1,000 years. But Weisz, 35, said the project, which co-stars with X-Men star Hugh Jackman, was "wonderful" and "different".
[/quote]
Hmm, eu acho que isso é uma boa coisa. Esse povo de festival é cabecista demais para gostar de um filme desses (não tenho certeza, mas me parece que Requim for a Dream, que eu adoro, teve uma recepção parecida em algum festival). Além do quê, sairam algumas críticas bastante positivas.
Eu mantenho minhas expectativas, e ainda acho que vai ser um dos melhores filmes do ano.
- Login para postar comentários
Parece que apenas alguns
Parece que apenas alguns jornalistas vaiaram o filme e a imprensa britânica resolveu malhar junto. Eu particularmente duvido que esse filme seja ruim, na pior das hipóteses vai ser apenas razoável.
EDIT.: Na sessão para o público, The Fountain foi aplaudido em pé por 10 minutos.
"Esse povo de festival é
"Esse povo de festival é cabecista demais para gostar de um filme desses"
Como assim?
A Fonte é um filme cabeça, se esse filme não fizer sucesso num festival, então não vai fazer sucesso em lugar nenhum.
Está havendo uma grande
Está havendo uma grande polêmica sobre o filme, gente amando e gente odiando. Eu acho que isso é um bom sinal.
Meu blog
Meu blog
quase nada escreveu:"Esse
[quote=quase nada]"Esse povo de festival é cabecista demais para gostar de um filme desses"
Como assim?
A Fonte é um filme cabeça, se esse filme não fizer sucesso num festival, então não vai fazer sucesso em lugar nenhum.
[/quote]
Não sei se o filme é cabeça, o Aronofsky é um diretor cool, não um diretor cabeça (ou seja, Bergman, Buñuel, Von Trier etc).
É que vaiar filme cool
É que vaiar filme cool também é um ato por si só cool. De qualquer maneira, mesmo as críticas negativas que eu tenho lido não me parecem indicar que o filme mereça ser vaiado.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]
[quote=quase nada]"Esse povo de festival é cabecista demais para gostar de um filme desses"
Como assim?
A Fonte é um filme cabeça, se esse filme não fizer sucesso num festival, então não vai fazer sucesso em lugar nenhum.
[/quote]
Não sei se o filme é cabeça, o Aronofsky é um diretor cool, não um diretor cabeça (ou seja, Bergman, Buñuel, Von Trier etc).
[/quote]
O Pi é a expressão mais cabeça de um filme cabeça, o Requiem tbm, o Aron é um cara difícil, pouco comercial, transgressor, logo um cabeçudo de primeira, mas se ele come Raquel Weisz, alguma coisa de cool ele deve ter, mas seus filmes tem aquela coisa de estudante, cheio dos conceitos de arte, estranhos, performáticos, instrospectivos, minimalistas, enfim, cabeçudos pra caralho.
Mas é um filme de ficção
Mas é um filme de ficção científica, isso imediatamente perde pontos cabeça em festivais, se o diretor não for o Tarkovsky.
A ficção é um vasto
A ficção é um vasto oceano pra filmes cabeça, inclusive um dos filmes mais cabeçudos da história é justamente uma ficção (2001). Outro filme que foi meio massacrado (mas que tbm deve ser legal) é o Scanner Darkly. Um ponto cabeça equivale a menos um ponto na nota chuck norris.
Vasto oceano? Vai me dando
Vasto oceano? Vai me dando mais exemplos.
Agora mesmo vai sair uma
Agora mesmo vai sair uma ficção dirigida pelo Afonso Cuaron que só pelo nome da pra ver que é cabeça: "Children of Men". Posso citar o Code 46 (aquele do close na xereca), tem tbm o THX 1138, Laranja Mecanica e por ai vai.
Edit: Tinha esquecido do Duna. Até amanhã te dou mais de 50 exemplos de ficções cabeça.
Children of Men não é
Children of Men não é cabeça, é cabeçudo. Idem para Code 46. Duna nem entra na lista, não vale citar filme universalmente malhado e ridicularizado (apesar de eu gostar de Duna, bem mais do que o próprio Lynch, que considera o filme um fracasso). E sem mais filmes do Kubrick.
É triste mas infelizmente é verdade, ficção científica costuma ser tratada como gênero de segunda categoria pelo público de festivais. O pessoal não respeita MESMO, fora alguns casos isolados, como Tarkovsky e Kubrick.
Veja bem, ficção é um
Veja bem, ficção é um genero queridinho do público de festival, basta ver que os filmes que mais lotam são os de fantasia/horror e ficção, não é suposição, é o que se ve na prática, inclusive, o The fountain deve ter sido um dos mais procurados em Veneza, agora pra ganhar, caso vc esteja falando em relação a mostra competitiva, é diferente, nunca ganham (assim como os filmes de horror).
E esse negócio de filme cabeça versus filme cabeçudo é discutível, vamos ter que entrar no maravilhoso e polemico mundo das definições, afinal, o que é um"filme cabeça"? o que é um filme "cabeçudo"? quais os limites? as principais características? filme cabeça é um conceito pejorativo? pressupõe chatisse? pretensão? e o cabeçudo?
Até nossa definição, reitero que todos filmes que citei são ficções científicas cabeça, tbm conhecidas como ficabeças, e ainda adiciono o Alphaville do Godard e Farenheit 451 do Truffaut.
Não, errado. Esses filmes
Não, errado. Esses filmes lotam porque a nerdaiada aparece EM MASSA. Em qualquer festival de cinema, sempre que tem um filme de ficção científica, horror ou fantasia, as caravanas de nerds baixam em peso. Te falo por experiência própria. Vai caravana de Jundiaí, de Santa Eudóxia, de Passo Fundo...todas elas aparecem. Junto vem o público usual de festivais, que está de saco cheio dos outros filmes sendo exibidos e quer um pouco de sossego, mas eles não vão admitir o motivo de estarem ali ("Era a única coisa que estava sendo exibida no horário").
Mas bem lembrados, Alphaville e Fahrenheit. Se você se lembrar de mais 15, eu retiro o que eu disse.
Filme cabeçudo = um filme metido a filme cabeça. Um filme pode ser cabeça e cabeçudo ao mesmo tempo, apenas cabeça, ou apenas cabeçudo.
Engraçado, eu tenho um
Engraçado, eu tenho um conceito de "cabecismo" muito diferente do de vocês. A meu ver, "Laranja Mecânica", "1984", os dois do Aronofsky, nenhum desses é cabeça. Na minha opinião, "filme cabeça" é todo aquele em que o diretor se acha mais inteligente que o espectador (geralmente está enganado), faz um filme incompreensível ou semi-incompreensível só pra posar de fodão e parecer genial. Geralmente, são filmes chatos pra caralho (mas nem sempre, existem raras exceções). É o caso do Bergman (como citei), do Buñuel (não me entendam mal, gosto bastante de alguns filmes dele), Lars Von Trier (também gosto muito do Dogville, apesar de ser um filme "cabeça"). Não é o caso do Laranja Mecânica ou dos filmes do Aronofsky, por que esses são perfeitamente compreensíveis e o diretor estava respeitando a inteligência da platéia - no entanto, são filmes estilosos, ou "cool" pra repetir o termo que eu usei acima. Olha, pra ser sincero, nem David Lynch eu acho muito cabeça (eu entendi perfeitamente todos os filmes dele que eu vi, excetos os curtas, totalmente cabeçudos).
Cabeça é um rótulo meio
Cabeça é um rótulo meio inútil mesmo, e geralmente quem usa é cabeçudo. Mas o ponto aqui é que filmes de ficção científica não costumam ter respeito com o público de festivais, a não ser que sejam de alguns diretores "chiques". Tarkovsky foi o primeiro exemplo que me veio em mente, bem acima, e o Quase Nada citou outros depois. O fato de que é dificílimo citar nomes de diretores de ficção científica/horror/fantasia que sejam respeitados pelo público P.I.M.B.A. é prova da minha colocação. No máximo uns 20, e olhe lá. Tente fazer a mesma coisa para drama e você passa dos 100 fácil fácil.
Esse tratamento "segunda categoria" que a ficção científica e seus gêneros irmãos costumam sofrer é ainda mais forte no campo literário, com escritores que escrevem ficção científica/fantasia/horror se recusando a rotular seus livros como tal (ex.: Margaret Atwood, Jonathan Carroll e Kurt Vonnegut), e alguns críticos se recusando a classificar de FC obras como Admirável Mundo Novo e 1984, só porque têm algum lastro intelectual.
Mesmo em festivais anerdais,
Mesmo em festivais anerdais, como Cannes, o genero continua um dos mais procurados, a não ser que vc me diga que vai alguma caravana de Caraguatatuba pra Cannes.
Eu poderia achar uns 65 filmes de ficção cabeça, só em falar "cannes" já lembrei do 2046, que é um draminha carregado nos ficcionismos, mas que foi aplaudido de pé por 50 minutos, e já que ninguem deu uma definição boa pra cabeça, cabeçudo, fantacabeça e ficabeça, inventei um novo genero: o cabecete.
Ainda falando em Cannes, o Episódio III estreou lá, não é uma ficção cabeça nem cabeçuda, é a quintessência da ficção pop, mas mesmo assim foi muito bem recepcionada, não teve panelaço nem abaixo assinado.
Esse tópico é muito complexo, eu teria que respirar e ler tudo de novo, existem duas discussões rolando aqui, mas pra ganhar tempo já adianto que eu to com a razão em ambas.
E vc, guybruxo, se tu não considera o Pi cabeça, então o mundo ta acabado, para que eu quero descer, me emprestem uma furadeira que eu to ouvindo um zumbido dentro da minha cabeça.
PS. lembrei de outra ficabeça: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças.
2046 é do Wong Kar Wai,
2046 é do Wong Kar Wai, diretor chique, de grife. Não vale como exemplo. Ele pode até fazer filme snuff que lota em sessão de festival.
Quase Nada, eu tou falando sério. Público de festivais é cabeçudo. Não estou falando nada a respeito da qualidade dos filmes de ficção científica, apenas de um preconceito muito comum em público de festivais. E rola caravana de nerds em Cannes, sim.
Saiu hj uma matéria no
Saiu hj uma matéria no omelete, o cara disse que o filme é cabecete mesmo
Detalhe pro título nacional "A Fonte da Vida"
http://www.omelete.com.br/cinema/artigos/base_para_artigos.asp?artigo=3314
Ainda não li a
Ainda não li a crítica, mas o Mario Abadde é coerente no que escreve. Vamos ver o que ele falou.
Saudações
Ray Jackson
Saudações
Ray Jackson
Tendo visto o filme, não
Tendo visto o filme, não entendo alguém REAGIR no final da sessão. Tanto faz vaiar ou aplaudir, o filme é simplesmente meio mais ou menos.
Eu postei no blog e aqui
Eu postei no blog e aqui meus comentários. Depois que você assistir, a gente conversa mais. A não ser que você queira que eu conte o filme inteiro. Mas para falar a verdade, nem tem muito o que contar.
Se eu
Se eu estivesse la, tbm vaiaria, filme ruim pra caralho.
Não exagera.
Não exagera.